Guilda dos Aventureiros de Valorian
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Guilda dos Aventureiros de Valorian

Cenário Medieval, usando sistema 3D&T Alpha.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Perícias (Explicação)

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Perícias (Explicação) Empty Perícias (Explicação) Sex Dez 25, 2015 11:13 am

Narrador

Narrador
Admin

Explicação


Como ser Perito?

As perícias são um tipo diferente de vantagem. Portanto, na Ficha de Personagem, elas são anotadas no espaço destinado às vantagens. Cada perícia representa um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar. Não há perícias ligadas a armas e combate: embora algumas até possam ser usadas para atacar, elas não têm efeito sobre as estatísticas de combate normais do personagem. Nenhuma perícia vai, jamais, ter qualquer efeito sofre a Força de Ataque ou Força de Defesa.


Existem onze perícias: Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, Idiomas, Investigação, Máquinas, Medicina, Manipulação, Sobrevivência. Na maioria dos mundos, qualquer habilidade ou conhecimento se encaixa em pelo menos um destes grupos. Todas as perícias custam 2 pontos cada.




Perícias Completas

Quando escolhe possuir perícias, você tem duas alternativas. A primeira e mais simples é comprar a perícia completa por 2 pontos. Comprar uma perícia completa é caro, mas torna você um grande entendido naquela área. Se você escolheu Máquinas, isso inclui tudo sobre dirigir, pilotar, operar, construir e consertar praticamente qualquer máquina, aparelho ou veículo. Se optou por Idiomas, será fluente em todas as principais línguas do mundo, e capaz de arranhar os idiomas mais exóticos. (“Hmmm... acho que é aramaico! Estou fora de forma, mas creio que significa...”). Esta é a opção mais épica, heroica, cinematográfica (como quase tudo em 3D&T). Histórias de horror, fantasia e super-heróis estão cheias de tipos assim. Compre a perícia Ciência e você terá alguém muito parecido com Reed Richards, Doutor Quest, Doc Brown ou a tartaruga ninja Donatello. Ter a perícia Animais torna você um Doutor Dollitle, Tarzã, Kazar e outros “amigos dos animais”.


Especializações

Mas talvez você queira algo mais específico. Pode ser que você não queira conhecimentos totais sobre Máquinas. Talvez prefira ser um simples mecânico, ou piloto, ou programador de computadores — e não todas essas coisas juntas. Esta é a opção mais realista. Em vez de comprar a perícia completa, você pode escolher para o personagem uma pequena área da perícia, uma especialização. Por 1 ponto, você pode pegar três especializações quaisquer. É mais barato que comprar a perícia inteira (2 pontos), e as especializações escolhidas não precisam pertencer todas à mesma perícia. Você pode escolher aquelas que quiser.



Testes de Perícias

Muitas vezes você não precisa jogar dados para testar uma perícia — se tiver as ferramentas, instrumentos ou outros meios necessários, você sempre poderá contar com ela. Para quem conhece Sobrevivência, encontrar abrigo contra a chuva é coisa fácil. Contudo, diante de certas situações complicadas (como abrigar-se contra uma chuva de meteoros, talvez), o mestre pode exigir um teste de Habilidade. Algumas situações podem ser tão simples, que mesmo um personagem sem a perícia necessária pode fazer um teste de Habilidade (embora suas chances de sucesso sejam bem menores). Por outro lado, em situações muito difíceis, apenas um personagem treinado tem chance de sucesso (você não pode fazer o teste se não tiver a perícia, mesmo que sua
Habilidade seja muito alta).


Tarefas Fáceis: personagens com a perícia adequada não precisam de nenhum teste. Sem a perícia, um teste de Habilidade –1.

Tarefas Médias: personagens com a perícia adequada fazem um teste de Habilidade +1. Sem ela, um teste de Habilidade –3.

Tarefas Difíceis: personagens com a perícia adequada fazem um teste de Habilidade –2. Sem a perícia, não são permitidos testes.



Última edição por Narrador em Qui Abr 12, 2018 7:56 pm, editado 2 vez(es)

https://gav3dt.forumeiros.com

2Perícias (Explicação) Empty Re: Perícias (Explicação) Sex Dez 25, 2015 12:22 pm

Narrador

Narrador
Admin

Lista de Perícias


Animais
Você sabe cuidar de animais e tratar de seus ferimentos, evitar animais perigosos, e até domar animais selvagens (mas se deseja ter um animal treinado, vai precisar também da vantagem Aliado). Em mundos de fantasia, esta perícia também permite falar a língua dos animais. A critério do mestre, a perícia também pode se aplicar a monstros e outras criaturas fantásticas.

Doma: você sabe domar animais selvagens.
Montaria: você sabe montar cavalos e outros animais de montaria, como elefantes e camelos.
Tratamento: você sabe alimentar e cuidar de animais. Pode também perceber se um animal está doente.
Treinamento: você sabe treinar animais domésticos para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar e atacar.
Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como Medicina, mas apenas para animais.

Arte
Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar, dançar, desenhar, pintar, fazer esculturas, tocar instrumentos musicais...

Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que não está sentindo.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos, e também reconhecer peças falsificadas.
Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos musicais de vários tipos.
Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho como se fosse mágica.
Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios, poesias, romances, reportagens, cartas de amor...
Outras Especializações: Canto, Culinária, Dança, Desenho, Escultura, Pintura, Joalheria...

Ciência
Você tem grandes conhecimentos sobre ciências em geral, incluindo os mais obscuros.

Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações, ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta de uma estrela.
Biologia: você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais...
Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria: ocultismo, ufologia...
Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares através da paisagem.
História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos na história da humanidade.
Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.
Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver informações suficientes, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo de pessoas.
Outras Especializações: Antropologia, Arqueologia, Criminalística, Ecologia, Genética, Literatura, Metalografia, Química...

Crime
Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro tipo de criminoso. Consulte o mestre para saber se esta perícia está disponível para personagens jogadores.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.
Criptografia: você sabe produzir e decifrar mensagens secretas.
Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou ocultar a própria aparência.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos — e também reconhecer peças falsificadas.
Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo que deseja.
Intimidação: você convence as pessoas usando ameaças e coação.
Punga: você sabe bater carteiras.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.

Esporte
Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate, mesmo quando se trata de esportes como artes marciais, boxe, arquearia...

Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo, etc.
Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.
Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
Corrida: você é um corredor de curta e longa distância.
Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos de tabuleiro, videogames, RPGs...
Mergulho: você sabe usar equipamento de mergulho.
Natação: você sabe... bem, nadar.
Pilotagem: você sabe pilotar aviões, helicópteros, barcos e navios, além de veículos de competição, como carros de corrida.
Outras Especializações: Arremesso, Artes Marciais, Boxe, Caça, Parkour, Pesca, Paraquedismo, Salto...

Idiomas
Você é poliglota. Conhece as principais línguas do mundo, e aprende outras com facilidade, mesmo as mais obscuras. Se você não possui esta perícia, saberá falar apenas o idioma mais comum no local da campanha e, caso pertença a alguma raça não humana, seu idioma nativo. Cada língua conta como uma especialização. Personagens com esta perícia não precisam de testes para aprender novas magias.

Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.
Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem som, com gestos.

Investigação
Você é um policial, detetive ou agente secreto, e conhece técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos, decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e desarmar armadilhas.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras trancadas.
Criptografia: você sabe produzir e decifrar mensagens secretas.
Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou ocultar a própria aparência.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos — e também reconhecer peças falsificadas.
Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo que deseja.
Intimidação: você convence as pessoas usando ameaças e coação.
Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas

Máquinas
Você é bom com máquinas, veículos e computadores. Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa, se tiver as peças e ferramentas certas.

Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Condução: você sabe dirigir veículos terrestres como carros, ônibus, motos...
Engenharia: você sabe construir (mas não consertar) máquinas, veículos, armas e aparelhos eletrônicos.
Mecânica: você sabe consertar (mas não construir) máquinas, veículos e armas. Consertar um construto é uma tarefa Média (teste de Habilidade +1) e restaura 1 PV em meia hora. Em caso de falha, uma nova tentativa leva mais meia hora. A critério do mestre, pode-se restaurar todos os PVs de um mecha em 8 horas, sem testes.
Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves, barcos e veículos de competição como carros de corrida, barcos, helicópteros e aviões. Você pode usar a manobra comando de Aliados (veja em “Combate”) para controlar qualquer máquina que não tenha vontade própria, e não esteja sendo controlada por outra pessoa.

Manipulação
Você sabe obter favores de outras pessoas por meios diversos, através de truques, engodos ou ameaças.

Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e torná-la mais fácil de manipular.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de alguém o que deseja.
Lábia: como Intimidação, mas usa bajulação e conversa mole em vez de ameaças.
Intimidação: você convence as pessoas usando ameaças e coação.
Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com relação à vítima.

Medicina
Você sabe dizer que tipo de doença um paciente tem, como curá-la, e também pode fazer cirurgias. Quando alguém precisa de cuidados médicos, você pode providenciar. Cirurgia: você sabe tratar de doenças e ferimentos internos. Restaurar 1 PV é uma tarefa Média, mas é permitido apenas um teste por dia para cada paciente.

Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.
Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve fazer — ou não fazer — em caso de acidentes com vítimas. Primeiros Socorros pode ajudar na recuperação de personagens que estejam com 0 PVs, dependendo da gravidade de seus ferimentos. Veja em “Testes de Morte”.
Psiquiatria: você sabe lidar com traumas e doenças mentais. Quando um personagem Insano falha em seu teste para resistir à loucura, você pode tentar ajudá-lo a superar a crise como uma tarefa Difícil (mas não poderá curá-lo totalmente de sua insanidade).
Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais.

Sobrevivência
Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe caçar, pescar, seguir pistas e encontrar comida e abrigo para você e seus amigos. Cada tipo de região conta como uma especialização.

Alpinismo: você sabe escalar em montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.
Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.
Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou horas seguintes.
Navegação: você sabe dizer onde está e em que direção deve seguir.
Pesca: você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos com linha e anzol, rede ou arpão.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.



Última edição por Narrador em Qui Abr 12, 2018 8:14 pm, editado 1 vez(es)

https://gav3dt.forumeiros.com

3Perícias (Explicação) Empty Re: Perícias (Explicação) Qui Abr 12, 2018 7:55 pm

Narrador

Narrador
Admin

Novas Perícias


Combate
Combate é a perícia que lida com todas as técnicas de luta e batalha em geral.

Armas. Você se especializa no uso de espadas, lanças, adagas, arcos, armas de fogo…
Artes Marciais. Você pode ser treinado em caratê, judô, kung fu, boxe…
Manobras de Combate. Você pode se especializar em alguma manobra de combate descrita no Manual 3D&T Alpha — esquivas, ataques múltiplos, ataques concentrados, etc. —, recebendo um bônus de H+4 ao realizá-la.
Manutenção. Além das próprias técnicas de combate, a perícia também inclui formas de manutenção das habilidades, seja através de exercícios para manter a forma física, cuidando do fio da espada, desmontando e limpando revólveres, etc.

Misticismo
Misticismo é a perícia que lida com o sobrenatural. Inclui conhecimento teórico sobre magia, suas regras e fórmulas e seres místicos; e também os conhecimentos práticos, incluindo conjuração, escrita de pergaminhos e criação de poções. É normalmente possuída por personagens que queiram entender a magia e as formas de combatê-la.

Conjuração. Concede ao personagem um bônus de H+4 ao conjurar feitiços, em especial para definir o valor máximo de PMs que é capaz de utilizar de cada vez.
Criação de Poções. Permite ao personagem criar poções mágicas diversas, usando as regras do capítulo de Objetos Mágicos do Manual 3D&T Alpha.
Defesa Contra Magia. Inclui conhecimentos sobre como se defender e evitar poderes mágicos. Concede um bônus de H+4 em rolagens de FD contra ataques mágicos.
Escrever Pergaminhos. Usada para escrever pergaminhos mágicos, conforme as regras descritas no Manual 3D&T Alpha.
Linguagens Místicas. Envolve conhecimento sobre as línguas utilizadas na magia, e substitui a perícia Idiomas nos testes para aprender novos feitiços.
Teoria da Magia. Conhecimentos teóricos sobre o funcionamento e as regras da magia no cenário de campanha, inclusive, dependendo do caso, a respeito de religião.

https://gav3dt.forumeiros.com

4Perícias (Explicação) Empty Re: Perícias (Explicação) Qui Abr 12, 2018 8:34 pm

Narrador

Narrador
Admin

Habilidades Extraordinárias

Alguns personagens são mais do que meros peritos em determinados assuntos: com técnica e conhecimento, adquirirem verdadeiras habilidades extraordinárias.
Uma habilidade extraordinária é uma magia que um personagem, por pura técnica e domínio de uma perícia, é capaz de aprender. Não se trata necessariamente de poder mágico: ao utilizar suas habilidades em um nível extraordinário, ele consegue realizar feitos que parecem sobrenaturais. Um personagem treinado em Manipulação, por exemplo, poderia aprender habilidades semelhantes às magias Comando de Khalmyr ou Pânico.
Para aprender uma habilidade extraordinária, primeiro você precisa encontrar um mestre ou professor capaz de ensiná-la. Se houver alguém disponível, basta pagar o mesmo custo de aprender uma magia: 1 PE. No entanto, o personagem não precisa possuir uma vantagem mágica, trocando-a por uma perícia ou especialização adequada. Outras exigências, como determinados Códigos de Honra, ainda precisam ser cumpridas.
Não são necessários testes para usar habilidades extraordinárias, mas elas mantêm o mesmo custo em PMs e demais regras da magia original. Como nas regras de magia, um personagem só pode gastar um máximo de H×5 PMs ao usar qualquer habilidade.

Animais: O Canto da Sereia, Comando de Khalmyr, Cura Mágica, Cura Mágica Superior, Cura Para o Mal, Pânico, Paz de Marah, Recuperação, Recuperação Natural (todas fazendo efeito apenas em animais).
Arte: Fascinação, Marcha da Batalha, Marcha da Coragem.
Ciência: Explosão, Ferrões Venenosos. Outras magias poderiam ser equivalentes a itens criados em laboratório.
Crime: Destrancar, A Furtividade de Hyninn, Invisibilidade. A especialização Armadilhas também pode permitir algumas habilidades extraordinárias próprias, como Nevoeiro de Hyninn, Terreno Escorregadio de Neo ou Teia, por exemplo.
Esporte: Ataque Mágico (com Artes Marciais ou Tiro, por exemplo), Desvio de Disparos.
Idiomas: Leitura de Lábios.
Investigação: Visão do Passado Recente, Visão do Passado Remoto.
Máquinas: Criatura Mágica, Criatura Mágica Superior, Criatura Mágica Suprema, Consertar.
Manipulação: O Canto da Sereia, Comando de Khalmyr, Cura Para o Mal, Pânico.
Medicina: Cura Mágica e Superior, Sanidade, Recuperação, Recuperação Natural.
Sobrevivência: Farejar Tesouro, Proteção Mágica.

https://gav3dt.forumeiros.com

5Perícias (Explicação) Empty Re: Perícias (Explicação) Qui Abr 12, 2018 8:46 pm

Narrador

Narrador
Admin

Perícias em Combate

Sabemos que o que faz muitas pessoas ignorarem as perícias é o fato de que elas são muito pouco usadas no momento principal da maioria das partidas de 3D&T: o combate. No entanto, não deveria ser assim. Afinal, na hora de vencer um inimigo, qualquer coisa que lhe dê uma vantagem, incluindo algum conhecimento tático ou estratégico, não deveria ser aproveitado?
Usar uma perícia em combate depende da sua criatividade de como ela pode influenciar na batalha. Você usará habilidades acrobáticas para fintar o adversário e assumir uma posição vantajosa? O intimidará para tentar abalá-lo? O provocará para que fique irritado e descuidado?
Olhe as suas perícias e tente imaginar como elas o ajudariam. Então diga ao mestre o que quer fazer, e ele decidirá se é possível e a dificuldade do teste.
Usar uma perícia em combate normalmente requer o uso de uma ação. Como regra geral, um teste Médio concederá um bônus de +1 a uma jogada, sua ou de outro personagem, feita até a próxima rodada; ou imporá um redutor de –1 a uma jogada de um oponente. Um teste Difícil aumenta o bônus para +2, ou o redutor para –2. Um inimigo afetado sempre tem direito a um teste próprio para evitar os efeitos negativos, que pode ser um teste resistido, de Resistência ou uma jogada de esquiva, a critério do mestre.
Perícias diversas também podem ser usadas para obter benefícios diferentes. Abaixo seguem alguns exemplos de como usar as perícias do Manual 3D&T Alpha em combate.
Outros benefícios podem ser possíveis. Converse com o mestre sobre o que deseja fazer, e ele determinará a dificuldade e os efeitos exatos.

Animais
A especialização Doma pode acalmar uma fera selvagem, fazendo-a abandonar o combate. A dificuldade é determinada pelo mestre. Ela tem direito a um teste de Resistência para evitar.
Veterinária pode ser usada da mesma forma que Medicina, mas apenas em animais.

Arte
Você pode usar Atuação para blefar, enganando um inimigo e fazendo-o perder uma ação. Ele tem direito a um teste resistido de Habilidade para perceber o blefe.
Prestidigitação permite desarmar, roubar ou esconder objetos durante o combate.

Ciência
Um turno de observação e um teste de especializações como Biologia ou Psicologia pode revelar um detalhe da ficha de um oponente, como um valor de característica, vantagem ou desvantagem que ele possua.

Crime
Armadilhas podem ser armadas para atrapalhar os inimigos. Um teste Médio causa um redutor na próxima FD de um alvo igual ao seu nível de sucesso; um Difícil pode deixá-lo indefeso. Em ambos os casos, ele pode evitar a armadilha com uma esquiva.
Furtividade permite se esconder caso o oponente esteja distraído, podendo deixá-lo surpreso se falhar nos testes adequados (Manual 3D&T Alpha, pág. 71).
Punga permite desarmar um inimigo. Ele tem direito a uma esquiva para evitar.

Esporte
Acrobacia permite se colocar em posição vantajosa sobre um oponente, ganhando um bônus na próxima FA igual ao nível de sucesso do teste. Uma esquiva anula esse bônus.
Arquearia e Tiro permitem mirar por uma rodada antes de realizar um ataque com Poder de Fogo. Você recebe um bônus na próxima FA igual ao nível de sucesso do teste. Uma esquiva anula o bônus.
Artes Marciais e Boxe permitem fintar em combate, colocando um redutor na próxima FD de um alvo igual ao nível de sucesso. Ele tem direito a uma esquiva para evitar este efeito.

Idiomas
Linguagem de Sinais permite orientar silenciosamente aliados, fornecendo um bônus à próxima jogada de um deles igual ao seu nível de sucesso no teste.

Investigação
Possui diversas especializações semelhantes às de outras perícias, como Armadilhas, Furtividade e Intimidação, que podem ser usadas das mesmas formas.

Máquinas
Pilotagem pode ser usada em combates mecanizados ou contra criaturas construtas que podem ser dominadas e pilotadas.
Outras especializações, como Engenharia e Eletrônica, podem revelar detalhes da ficha de um construto, seguindo as regras da perícia Ciência.

Manipulação
Lábia ou Sedução permitem blefar, enganando um inimigo e fazendo-o perder uma ação. Ele tem direito a um teste resistido de Habilidade para evitar este efeito.
Intimidação permite assustar e abalar um oponente, causando um redutor na sua próxima jogada igual ao nível de sucesso. Ele tem direito a um teste de Resistência para evitar este efeito.

Medicina
Anatomia permite descobrir pontos vitais em um inimigo vivo, concedendo um bônus igual ao seu nível de sucesso na sua próxima jogada de FA.

Sobrevivência
Especializações regionais (como ártico ou deserto) permitem encontrar benefícios no terreno, concedendo um bônus na próxima rolagem de FA ou FD (à sua escolha) igual ao nível de sucesso do teste.

https://gav3dt.forumeiros.com

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos